Informações detalhadas dos cartões práticos. Hoje é dia

CARTÃO PRÁTICO IDOSO

A gratuidade é um direito assegurado por lei dos cidadãos maiores de 65 anos de idade, a lei assegura seu livre acesso aos ônibus do transporte coletivo, bastando apenas a apresentação do documento de identidade, comprovando a maior idade de 65 anos, no entanto para facilitar a locomoção do idoso com maior comodidade e conforto disponibilizamos o cartão de transporte/identificação exclusivo do idoso, este é confeccionado no posto de atendimento da TRANSUBE.

- Documentos necessários: RG, CPF e Comprovante de Residência.

COMO POSSO ADQUIRIR O CARTÃO DE GRATUIDADE?

Uma vez completada a maioridade (65 anos) basta dirigir-se pessoalmente ao posto de atendimento portando seus documentos pessoais “RG”, os atendentes irão fazer o cadastro e confeccionar o cartão, inclusive com foto tirada na hora, você já sai com ele em mãos.

Para quem vai confeccionar o cartão pela primeira vez (1ª via) será GRATUITO e será entregue em contrato de comodato. A partir das demais vias será cobrado o valor de duas tarifas inteiras vigentes.

O CARTÃO DE GRATUIDADE TEM PRAZO DE VALIDADE?

Sim, o cartão tem prazo de validade de um ano, após esse período o usuário deve comparecer pessoalmente ao posto de atendimento da TRANSUBE para efetuar a REVALIDAÇÃO do mesmo.

O CARTÃO DE GRATUIDADE TEM LIMITE DE USO DIÁRIO?

Não, o usuário pode usa-lo quantas vezes forem necessárias, por medida de segurança para o próprio titular, o cartão fica restrito a um único uso por ônibus em um intervalo de meia hora, (não significa que o idoso pode usar apenas um ônibus a cada meia hora, ele apenas é restrito a utilizar o cartão mais de uma vez no mesmo ônibus na mesma meia hora).

POSSO EMPRESTAR MEU CARTÃO QUANDO EU NÃO ESTIVER UTILIZANDO?

Não, o cartão é de uso exclusivo do titular, tanto que deve-se identificar apresentando ao cobrador ou motorista o cartão com o lado da foto para que ele possa identificar que o titular é quem o está utilizando, “A IDENTIFICAÇÃO É OBRIGATÓRIA”.

COMPLETEI 60 ANOS POSSO ADQUIRIR ESSE CARTÃO?

Não, esse cartão é exclusivo para maiores de 65 anos de idade.

PERDI O CARTÃO, COMO PROCEDER?

No caso de extravio do cartão o titular deve comparecer o mais rápido possível ao posto de atendimento da transube para registrar a perda e emitir segunda via, “o titular é responsável pelo cartão, e qualquer uso indevido que possa ocorrer com ele”.

POSSO UTILIZA-LO NAS LINHAS DISTRITAIS (BAIXA, PONTE ALTA, ETC...)?

Sim, ele pode ser usado normalmente nessas linhas cujos valores das tarifas são diferenciados.

REGRAS DE USO DO CARTÃO PRÁTICO IDOSO

A 1º via do cartão Prático Integração é gratuito e cedido em comodato pela TRANSUBE, é de uso  pessoal e intransferível, válido na cidade de Uberaba/MG.

Em caso de extravio, perda ou roubo deve ser comunicado imediatamente à TRANSUBE pelo telefone (34) 3313-9537, será cobrado a 2. via do cartão.
O cartão será cancelado a partir da 00h00 desde que o seu cancelamento seja solicitado para a TRANSUBE até as 17:30 de segunda-feira a sexta-feira.  A nova via será emitida somente no dia seguinte (ou primeiro dia útil após o cancelamento).
Não amasse, não dobre, não molhe, não deixe em temperaturas elevadas.
É proibido a comercialização deste sujeito a suspensão do benefício.
Ao embarcar no ônibus com o cartão, você deve aproximá-lo do validador, que indicará a liberação da catraca mediante a mensagem e sinal sonoro.
Com o novo cartão Prático você não mais colocará valores referente á unidades e sim passará a ser em valores monetários (dinheiro).
Fique atento pois a liberação da catraca somente é executada tendo no mínimo o valor da tarifa real.
Caso o valor que estiver no cartão sendo menor que o valor da tarifa real será dado como insuficiente e não libera-rá a catraca. Neste caso o cliente terá que pagar o valor total em (dinheiro).
Integração entre linhas: Com o cartão Prático você utiliza 02 passagens e paga somente 01 no intervalo de uma hora e meia (dede que as cores das linhas da 1º e 2º utilização sejam diferentes).

Transube - Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba
Praça Rui Barbosa, nº 300 - Sala 23 - 2º Piso - Elvira Shopping - CEP: 38.010-240 - Uberaba/MG

Atendimento de Segunda à Sexta das 07:30 às 17:30hs.
Tel.: +55 (34) 3313-9537